sábado, setembro 17, 2005

CCBB Rio promove curso sobre conservação de papel

Preservar acervos em papel em uma cidade quente e úmida como o Rio de Janeiro é uma tarefa possível, desde que sejam seguidos os procedimentos adequados. O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro promove, de 20 a 23 de setembro, das 17h às 20h, o curso Conservação preventiva de acervos bibliográficos. A entrada é gratuita. Maria Aparecida Mársico, especialista em técnica de conservação e restauração da Fundação Biblioteca Nacional, vai ensinar como conservar livros, documentos, fotografias, negativos, mapas, aquarelas e gravuras. "Pretendo transmitir informações básicas para quem possui um acervo e pretende minimizar os fatores de degradação para conservá-lo", conta Mársico.


A especialista vai compartilhar o conhecimento adquirido em cursos de aperfeiçoamento na Biblioteca Nacional da França (Paris, 2002) e no Tokyo National Research Institute of Cultural Properties (Kyoto, 1997) e instituições como o Colchester Institute School of Printing (Inglaterra, 1983-85), a East Anglian Regional Advsory Council for Further Education (Inglaterra, 1985) e o Northeast Document Conservation Center (EUA, 1991).


É a primeira vez que o curso é oferecido pelo CCBB. O público-alvo engloba estudantes de biblioteconomia e museologia, historiadores, colecionadores e arquivistas. Nas aulas, serão usados recursos audiovisuais e estudos de caso com apresentação de protótipos para ilustrar o que será discutido nas palestras. "São poucas as faculdades que oferecem cursos de conservação preventiva de papel, um tópico fundamental para os profissionais do meio", diz a especialista.


O programa inclui dicas técnicas de fácil operação que ajudam a evitar danos irreparáveis em acervos de papel pela ação degradante da temperatura e da umidade, de insetos e roedores e da luz natural e artificial. Em quatro módulos serão analisados procedimentos de preservação, conservação e restauração, da ação do homem como fonte de degradação, dos critérios éticos e estéticos do trabalho de conservação e restauração e dos procedimentos técnicos de higienização de acervos. Também serão abordados temas como a reestruturação de documentos danificados, planificação de documentos dobrados e vincados, prevenção de desastres e sinistros em bibliotecas, secagem de livros e documentos molhados. Para ensinar a prevenir acidentes, Mársico vai ensinar como elaborar um plano de emergência e como acondicionar corretamente em pastas, folderes, passe-partout e caixas, bem como o preparo de colas alcalinas. "É mais fácil preservar e conservar um acervo do que restaurá-lo, quando um documento chega a este ponto, é como se estivesse em uma UTI", compara.

Confira a programação


Curso de conservação preventiva de acervos bibliográficos
CCBB Rio
De 20 a 23 setembro
Entrada franca
Rua Primeiro de Março 66. Centro
Tel.: (21) 3808-2020
E-mail: ccbbrio@bb.com.br

Serviços oferecidos pelo CCBB


Google