domingo, abril 05, 2009

Lançamento do livro do professor Sérgio Conde de Albite Silva

A Associação dos Arquivistas Brasileiros – AAB convida para o lançamento do livro do professor Sérgio Conde de Albite Silva*.

8 DE ABRIL DE 2009, QUARTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS

SALÃO DE EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

UNIRIO

Avenida Pasteur, 458 - térreo.

284 páginas R$30,00

Por que o Estado brasileiro tem sido, historicamente, incapaz de preservar a informação arquivística governamental? Se o Estado brasileiro é historicamente negligente com seus registros informacionais, que elementos levariam a uma nova postura que assegure a preservação da informação arquivística do Executivo federal?

Nas sociedades democráticas, um dos aspectos mais caros à cidadania é a prestação de contas dos governos à sociedade. A informação governamental é um fator fundamental para a boa governança e para o controle dos governos. O reconhecimento da informação governamental como recurso e meio para, por exemplo, aumento de receita e de investimentos de um país, com uma subseqüente melhora nos serviços sociais prestados, pode e deve ser considerado não apenas por seus aspectos de ordem prática, mas também pelo componente político desse fato.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – UFF/IBICT, mestre em Memória Social e Documento e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Publica, desde 1994, nas áreas da Arquivologia, Ciência da Informação e Biblioteconomia, com ênfase na preservação da informação arquivística, políticas públicas arquivísticas, políticas públicas de preservação e conservação preventiva em arquivos e bibliotecas.

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4876348790785398

Google