quinta-feira, maio 18, 2006

Ibict promove evento com ampla discussão sobre a informação na Internet

Por Hélio Kuramoto kuramoto@ibict.br


Em agosto próximo, na semana de 21 a 25 de agosto, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, promoverá ampla discussão sobre a informação na Internet, e sobre o acesso livre à informação científica.Nos dois primeiros dias, 22 e 23 de agosto, a indústria da informação terá a oportunidade de posicionar-se quanto à difusão da informação na Internet.
Na seqüência, nos dias 24 e 25, o Ibict estará promovendo debates sobre acesso livre à informação, em especial à informação científica. Nessa oportunidade, especialistas e pesquisadores, sobre o modelo Open Archives, apresentarão o estado da arte desse modelo e suas tendências.Nesses dois dias, além de palestras sobre o movimento do acesso livre à informação, haverá a realização de workshops específicos relacionados : 1) às bibliotecas digitais de teses e dissertações; 2) ao uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas; e 3) ao uso do Dspace.
Especialistas nesses três tópicos farão explanações e debaterão com a comunidade as alternativas e tendências, tanto no que se refere às bibliotecas digitais de teses e dissertações, assim como, às publicações científicas e aos repositórios institucionais e temáticos. Será uma ótima oportunidade para discutir, além de assuntos pontuais, nos workshops, políticas e ações para o fortalecimento do movimento do acesso livre à informação científica no Brasil.
Um outro acontecimento a se realizar, durante esses eventos, será o lançamento oficial do Portal de Repositórios e Publicações de Acesso Livre.Com essa iniciativa, o Ibict deverá consolidar as suas ações em prol do acesso livre à informação científica no Brasil.

Google