Programa Petrobras Cultural
Estão abertas as inscrições para a Seleção Pública 2006/2007. Visite o site e conheça as novidades do Programa, que está destinando R$ 80 milhões a novos projetos culturais.
A Edição 2005/2006, lançada em novembro do ano passado, teve verba de R$ 62 milhões. Na nova edição, a verba foi ampliada para R$ 80 milhões.
A Edição 2006/2007 do Programa Petrobras Cultural, lançada no dia 06 de dezembro, traz as seguintes novidades:
Na nova edição, foi criada uma nova linha, a de “Formação”, que integra a Arte e a Cultura à Educação, buscando ampliar as possibilidades de recepção crítica das Artes e de outras manifestações culturais. A nova linha de Formação (que vem se juntar às duas linhas de atuação existentes - “Preservação e Memória” e “Produção e Difusão”), abre três novas seleções públicas nesta edição do Programa Petrobras Cultural:
“Educação para as artes” - voltada para o apoio a projetos de ação educacional e cultural;
“Educação para as artes: materiais e documentação” - voltada para a criação e difusão de materiais de suporte à ação de educadores e agentes culturais comunitários;
“Produção de apresentações culturais inclusivas” - voltada para o patrocínio a produtos culturais (espetáculos, concertos, mostras, cds, filmes, etc) oriundos da ação de projetos sociais.
Na nova edição, foi criada uma nova linha, a de “Formação”, que integra a Arte e a Cultura à Educação, buscando ampliar as possibilidades de recepção crítica das Artes e de outras manifestações culturais. A nova linha de Formação (que vem se juntar às duas linhas de atuação existentes - “Preservação e Memória” e “Produção e Difusão”), abre três novas seleções públicas nesta edição do Programa Petrobras Cultural:
“Educação para as artes” - voltada para o apoio a projetos de ação educacional e cultural;
“Educação para as artes: materiais e documentação” - voltada para a criação e difusão de materiais de suporte à ação de educadores e agentes culturais comunitários;
“Produção de apresentações culturais inclusivas” - voltada para o patrocínio a produtos culturais (espetáculos, concertos, mostras, cds, filmes, etc) oriundos da ação de projetos sociais.
No âmbito da linha de atuação “Produção e Difusão”, foram criadas três novas áreas de seleção pública:
“Festivais de Cinema”, com o objetivo de contemplar de forma mais equânime a crescente quantidade (e diversidade) de eventos dessa natureza em todo o país (até o momento, os festivais de cinema eram patrocinados apenas como convidados, isto é, na modalidade de Escolha Direta do Programa Petrobras Cultural)
“Manutenção - por 2 anos - de Grupos e Companhias de Teatro e Dança”, visando a ampliação do patrocínio (que é hoje concedido pela Petrobras a cerca de 20 companhias convidadas) a projetos provenientes de todas as regiões brasileiras.
“Criação literária: ficção e poesia”, uma antiga demanda do setor.
Temos dois novos consultores - Arthur Nestrovski (para a nova seleção pública de Literatura) e Ana Mae Barbosa (para as novas seleções públicas de Formação), que vêm se somar aos que já compõem, com a Petrobras, a Petrobras Distribuidora, a Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria Geral da Presidência da República (Secom). e o Ministério da Cultura (MinC), o Conselho Petrobras Cultural desde 2003: José Miguel Wisnik, José Carlos Avellar e Jurema Machado.
Houve aumento de verba e de projetos contemplados em algumas das áreas de seleção pública, por exemplo nas de produção de curtas-metragens.
As datas de encerramento das inscrições para cada área de seleção pública são escalonadas nesta edição (consultar Regulamentos)
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home