segunda-feira, abril 20, 2009

Seminário sobre Ged & Mídias Digitais: Tendências e aplicações


PRIMEIRO EVENTO DE GED & MIDIAS DIGITAIS REALIZADO EM MINAS GERAIS

Evento destinado ao Gestor Informacional e Organizacional, Administradores, Profissionais de TI e Qualidade e Consultores que buscam histórico de sucesso e melhores práticas com tecnologias e metodologias para projetos de Gestão do Conhecimento, da Informação e da melhoria do fluxo documental.

Palestra de Abertura: SUCESU MG
Gestão de Ambientes Digitais


Palestra: LEGALIZAÇÃO DO DOCUMENTO DIGITAL
Digitalização Registrada® - Transladando os documentos em papel por documentos eletrônicos com pleno valor jurídico


Alexandre Maiali – São Paulo – MBA pela Califórnia State University em Gerenciamento Estratégico Global (Global Strategic Management) MBA pelo Ohio State University em Estratégia Internacional de Negócios (International Strategic Business), membro da International Who’s Who of Professional Management Foundation – Jacksonville (USA); Consultor da ONU para tecnologia aplicada a gestão fiscal. Pós- graduação pela Fundação Getúlio Vargas em Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica de Negócios, Pós- graduação pela Universidade São Francisco em Administração, Bacharel pela UNICAMP em Matemática Aplicada e Computacional. Coordenador responsável pela implantação do sistema de Workflow da Assembléia Legislativa de São Paulo. Coordenador responsável pela implantação do sistema GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Workflow na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no projeto de Prevenção da Mata Atlântica,
com recursos financeiros da Alemanha; Coordenador responsável pela implantação do sistema GED e Digitalização de Notas Fiscais, para o combate à sonegação fiscal nas fronteiras estaduais no Estado do Espírito Santo, com recursos financeiros do PNUD – ONU; Gestor junto as Secretarias de Fazenda estaduais e municipais na obtenção de Regimes Especiais para os mais diversos clientes.

Abordagem: Se a legislação obriga a guarda de documentos por longo prazo e, digitalizá-los e ou autenticá-los não atende a obrigação legal de guarda dos documentos, o que fazer? Como eliminar gastos mensais com guarda de documentos em espaço interno ou terceirizado? Como obter múltiplos backups do documento original? Como substituir os documentos em papel por documentos eletrônicos, com pleno valor jurídico?
Temos a resposta através da Digitalização Registrada ®. Aprenda o que significa translação do documento original do suporte papel para o suporte digital e seu registro para guarda permanente e fácil consulta. Na Digitalização Registrada ® os documentos digitais são preservados como originais e com valor jurídico de original autentico, não como cópia autenticada, digitalizada ou micro filmada. Temas complementares:

· Validade jurídica e força probatória;
· Aceitação por parte de entidades públicas;
· Vulnerabilidades e necessidades do ambiente eletrônico;
· Principais aplicações da Digitalização Registrada ® e a Contabilidade Eletrônica;
· Digitalização Registrada ® e a Contabilidade Eletrônica e o GED;
· Segurança no armazenamento de documentos eletrônicos;
· Cases de empresas no Brasil.

Palestra: Arquivando imagens digitais: a avalanche de informações e suportes mudando cenários e funções - Tratamento e Gestão de Imagens digitais - Rede Globo.


Nisiclér Figueira – Rio de Janeiro - Assessora do Centro de Documentação da TV Globo onde trabalha com imagens desde 1976. Responsável pela implantação e coordenação de Centros de Documentação na TV Globo em Recife, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Consultora na implantação de Centros de Documentação na TV Anhanguera, TV Bahia e EPTV. Ministrou vários cursos sobre tratamento documental e preservação de documentação audiovisual, no Brasil e no exterior. Participou como conferencista e organizadora em vários congressos nacionais e internacionais sobre documentação audiovisual, informática e televisão. Representante da TV Globo na FIAT/IFTA - Federação Internacional de Arquivos de Televisão. Bibliotecária e Documentalista – Uni - Rio.

Abordagem: As inovações tecnológicas trouxeram não somente uma maior difusão da informação como proporcionaram um rápido e fácil acesso a imagens paradas e em movimento, o chamado acesso universal. A diversidade de suportes e o extraordinário aumento do volume de informações associados à dificuldade de conectividade entre as diversas tecnologias assim como a rápida obsolescência das mesmas tem levado os arquivos de imagem a uma constante mudança de cenários. A função exercida pelos profissionais de documentação vem sendo modificadas devido a necessidade de interação produtor da informação /arquivo / usuário. A dificuldade de escolha da linguagem que proporcione rápido acesso a informação desejada.


Palestra: Preservação digital - Estratégias para proteção e acesso aos documentos eletrônicos



Rosângela Cunha – Rio de Janeiro – A Comandante Rosangela foi chefe do Departamento de Arquivos da Marinha, instituição que possui o sistema de arquivos mais aprimorado do Brasil com mais de 100 anos de funcionamento. Atualmente é Assessora Especial da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro onde Coordena o Projeto de Implantação do Sistema de Gerenciamento de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Especialização em organização de Arquivos Públicos pela Universidade de SP. Gerência de Redes de Computadores pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk. Pós-graduada na Escuela de Archivos para Iberoamérica - pela Universidade de Alcalá de Henares - Espanha. Participou das seguintes comissões: Luso Brasileira para Salvaguarda do Patrimônio Documental - COLUSO; Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ ); Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos do Ministério da Defesa (SIGA) e do Fórum do Patrimônio Documental Brasileiro. Tem artigo publicado (El Archivo Militar in El Archivo Los Archivos, PUC, Peru, 2000, 10 p.) e trabalhos apresentados em diversos congressos realizados no Peru, Paraguai, Portugal e Brasil (RJ).Ministra cursos para várias empresas no Brasil.

Abordagem: Com o crescente volume de documentos de arquivos eletrônicos presentes nas organizações, em que se incluem os ambientes centrados em rede, têm aumentado a preocupação sobre sua gestão e preservação em longo prazo. A dificuldade fundamental da preservação digital advém da natureza dos próprios objetos que busca preservar. Diferentemente dos formatos tradicionais, os objetos digitais são acessíveis somente por meio de combinações específicas de componentes de hardware, software, mídia e pessoal técnico. Até bem pouco tempo atrás, a atenção de profissionais da informação concentrava-se, apenas, na longevidade do suporte físico
onde a informação era armazenada. Esse posicionamento não é suficiente no mundo digital. Mesmo nas melhores condições de armazenamento, as mídias digitais podem ter sua vida interrompida pela falta ou inadequação de qualquer um dos demais componentes. Documentos produzidos e recebidos no decorrer das atividades de um órgão, independente do suporte em que se apresentam, registram suas políticas, procedimentos e decisões. Serve de fonte de prova e de informação para a administração prestar contas das suas atividades e para o cidadão exercer seus direitos, sendo assim, faz se necessário a adoção de procedimentos rigorosos de controle para garantir de maneira duradoura a manutenção de suas características de autenticidade, fidedignidade, integridade e acessibilidade.
Temas a serem abordados:
· Fragilidade do armazenamento digital;
· Rápida obsolescência da tecnologia;
· Complexidade e custos da preservação digital;
· Dependência social da informação digital;
· Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – E-ARQ;
· Metadados de preservação digital;
· Acessibilidade a curto e a longo prazo;
· Modelo Open Archival Information System (OAIS).


Palestra: Digitalização e Microfilmagem de Documentos: a sintonia digital


Palestrante Kodak-Datafilme: Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de digitalização e microfilmagem de documentos, tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional.

Abordagem: Nesta apresentação será mostrado o sistema híbrido de documentação unindo os benefícios e vantagens da digitalização e microfilmagem de documentos. Os participantes poderão verificar que a digitalização não substitui por completo a microfilmagem e que existem pontos fundamentais onde a união dos dois processos agrega mais valor e segurança ao sistema de documentação, para armazenamento de curto e longo prazo.

Palestra: Gestão Eletrônica de Documentos – Como e porque implantar.
Apresentação de Cases para diversos segmentos



Sérgio B. Mendes – Minas Gerais - Engenheiro eletricista de formação, pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV) e Engenharia de Vendas (IETEC). Foi gerente de TI de empresas da área de engenharia consultiva, participando da implantação de vários projetos de grande porte (ARACRUZ, CENIBRA, CATERPILLAR, KOBRASCO, entre outros). Também foi responsável pelo desenvolvimento de softwares para gestão de empreendimentos industriais de grande porte, incluindo ferramentas de GED. Atualmente é Gerente responsável pela Filial MG da Softexpert e professor/consultor da Fundação Dom Cabral. Atua principalmente em implantação de sistemas ligados a ECM/GED, Qualidade, Engenharia, Projetos/Portfólios, Processos e Governança

Abordagem: Ainda não é plenamente conhecido no mercado o conceito de GED e suas tecnologias correlatas. O objetivo da palestra é explicitar os problemas das Organizações com gestão de processos, de projetos, gestão das informações e de fluxo documental, traduzindo-os em valores tangíveis. Trataremos de explicar os conceitos básicos de GED, exemplificando com alguns casos reais, demonstrando os amplos benefícios que esta tecnologia pode proporcionar às Organizações de qualquer tamanho e de qualquer área de atuação, fornecendo subsídios e evidências que permitem comprovar a viabilidade da implementação da tecnologia de GED - gerenciamento eletrônico de documentos em qualquer empresa.
Serão apresentados cases de implantação de projetos de GED para vários segmentos

Palestra: Gestão de Conteúdo com software livre, barganha ou pesadelo?



Marcelo Bax – Minas Gerais - Doutor em Informática, Análise de Sistemas e Tratamento de Sinal - Université de Montpellier II (Scien. et Tech Du Languedoc) (1995). Mestre (título francês DEA en Informatique et Matematique) - Université d'Aix Marseille II Campus Luminy (1992) e Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989)
Atualmente é pesquisador da Sociedade Mineira de Software e Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação com ênfase em Gestão de Informações. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicações web avançadas; tecnologias semânticas para a web; Inteligência Artificial (ontologias); Bibliotecas Digitais, Gestão da Informação e do Conhecimento; Gestão de Conteúdo Web.

Abordagem: A apresentação iniciará com uma breve definição do conceito de Gestão de Conteúdo, sua relação com as áreas de Gestão da Informação e Conhecimento e sua importância como instrumento de gestão de empresas na sociedade da informação. Em seguida discute-se em que circunstâncias deve-se usar software livre ou proprietário para implantar a gestão de conteúdo na organização? Finalmente faz-se uma comparação entre os principais softwares livres focados na implantação da Gestão de Conteúdo, WORDPRESS, JOOMLA, DRUPAL e PLONE. Discute-se em quais cenários adotar um ou outro.


Palestra: Visualização, edição e criação de arquivos, inclusive arquivos CAD, em plataformas moveis (Smartphone, PDA`S)



Marcelo A. Müller Ferreira – Santa Catarina - Engenheiro Mêcanico de formação, atua em questões relacionadas a tecnologia. Foi professor em Ciências da Computação. Atua principalmente em projetos computacionais ligados a qualidade de vida e produtividade, projetos multiplataforma, engenharia e sistema para equipamentos móbile. Diretor da empresa Estalo Sistema, Santa Catarina.

Abordagem: Com a popularização de computadores de bolso, os chamados smartphones e PDA`S podemos cada vez mais transitar, visualizar e editar as informações e arquivos em qualquer lugar. Editores de texto, planilhas, arquivos CAD podem hoje já ser editados e criados em equipamento de mão, trazendo mobilidade e flexibilidade as empresas, aumentando assim a produtividade e diminuindo o impacto ambiental pelo menor necessidade de uso de papeis. Esse avanço não somente impacta em países desenvolvidos onde já existem mais de um celular por pessoa, mas em países da áfrica onde atualmente é o que mais cresce no mundo.


Palestra: Um instrumento facilitador para a seleção e avaliação de Sistemas Informatizados de Gerenciamento Arquivístico de Documentos – SIGAD



Leandro Ribeiro Negreiros – Minas Gerais - Graduado em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2007) cuja dissertação possui o título: "Sistemas eletrônicos de gerenciamento de documentos arquivísticos: um questionário para escolha, aplicação e avaliação". Bibliotecário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Coordenador e Professor convidado do curso de especialização "Gestão de Arquivos e Documentos" da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Colaborador do Synergia - Engenharia de Software e Sistemas, responsável pelo levantamento de requisitos de gestão de documentos arquivísticos para o Projeto Aurus do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Organizador do livro, juntamente com Marta Melgaço,
"Documentos eletrônicos: fundamentos arquivísticos para a pesquisa em gestão e preservação", fruto de uma
parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e Arquivo Público Mineiro.

Abordagem: O desafio vivido pela Arquivologia de tornar acessível a grande massa de documentos produzida por organizações encontrou uma agravante com a introdução dos meios eletrônicos. A gestão de documentos arquivísticos, até então preocupada em garantir a produção, o uso e o armazenamento adequados destes, passou a considerar também a manutenção das propriedades de um documento em ambiente eletrônico que o caracterizam como um documento arquivístico. Dessa maneira, é importante garantir que documentos arquivísticos eletrônicos mantenham sua organicidade e naturalidade com que foram produzidos e unicidade no uso e no armazenamento. Além disso, é fundamental que sejam autênticos, ou seja, não tenham sofrido quaisquer alterações, e que sejam fiéis aos atos que atestam. Somente dessa maneira é possível garantir-lhes de modo eficaz a acessibilidade e o seu armazenamento tal qual os documentos ditos tradicionais. O acesso, ançará mão da utilização de um ferramental tecnológico desenvolvido, sobretudo, com recursos da pesquisa realizada por profissionais da ciência da computação que, juntamente com arquivistas e/ou com profissionais ligados à atuação em arquivos, reunirão elementos da teoria e da prática da arquivologia e desenvolverão programas e aplicativos a partir de um modelo conceitual conjugado com as necessidades das organizações. Dessa maneira, faz-se necessário a existência de um instrumento que possa auxiliar no diálogo que deve ser estabelecido nas relações multidisciplinares, como é o caso do trabalho de seleção e avaliação de um SIGAD, e diminuir o "fosso" existente entre arquivistas e analistas de sistemas. O instrumento procurará alcançar um consenso com relação à terminologia utilizada, apontar diretrizes para o trabalho dos cientistas da computação e demonstrar as necessidades que requerem os documentos produzidos e acumulados no curso das atividades e funções de uma organização.
Informações e Inscrições para o evento GED MG 2009
Belo Horizonte, 18 e 19 de junho de 2009

Informações pelo telefone/fax: (31) 3224-6670 ABMG (13.00 as 18.00 hs)
e-mail: ged2009mg@gmail.com
______________________________________________________________________
Contato com a Coordenadora do evento, Todeska Badke pelo e.mail: todeska@planetarium.com.br

Local do Evento: Espaço Cultural da Biblioteca Publica de Minas Gerais –
Auditório do Teatro José Aparecido de Oliveira - Praça da Liberdade, Belo Horizonte - MG
Horário do Evento: de 09:00 às 18:00 horas



Valores do Investimento
Como Participar:

Depósito bancário em nome de: Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais ABMG
Dados Bancários: Banco do Brasil agência 3494-0, conta corrente 23.319-6

CNPJ: 19.904.630/0001-19 - Inscrição estadual: Isenta – Inscrição Municipal:
Endereço da ABMG: Rua Guajajaras, 410 – salas 608/609 - Centro – Belo Horizonte MG - CEP:30.180-100

DESCRIÇÃO
Pagamento de
22/abril/09 a 22/maio/09
Pagamento do dia
23/maio/09 a 12/junho/09
Pagamento a partir de 13/junho/08

Empresarial, Institucional ou Profissional Individual

R$ 430,00

R$ 530,00


R$ 630,00

Estudante de Pós - Graduação

R$ 250,00


R$ 350,00

R$ 450,00

Estudante de Graduação

R$ 100,00


R$ 150,00

R$ 200,00

Nestes valores estão inclusos: Material didático, Certificado e Café.
Brindes: serão sorteados livros aos participantes

Para confirmação da inscrição:

Enviar para o e-mail: ged2009mg@gmail.com as seguintes informações:

Enviar para a ABMG por e. mail ou por Fax (31) 3224-6670 as seguintes informações:

1. Comprovante de deposito bancário ou data do depósito e número de autenticação bancaria.
2. Nome completo do participante,
3. Empresa ou Instituição,
4. Cargo/ profissão,
5. Telefone e
6. e.mails de contato

Nota de EMPENHO: A ABMG trabalha com nota de empenho. Pedimos considerar o pagamento da ultima coluna no caso de usar nota de empenho.

Associado da ABMG: que estiver em dia com a anuidade de 2009 terá 70,00 (setenta Reais) de desconto
Estudantes: As inscrições na categoria estudante são para pessoa física. Para confirmar a inscrição o estudante deve enviar o comprovante de deposito bancário + o comprovante de pagamento da mensalidade ou de matrícula de 2008 As inscrições somente serão válidas após análise dos documentos acima solicitados.
Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 48 horas de antecedência, quando informado via e-mail.
Vagas limitadas.

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1 Comments:

Anonymous ALPRADO said...

Olá, o conteúdo deste seminário foi atualizado.

Consulte a coordenadora do evento, Todeska, ou acesse o conteúdo atualizado em http://www.alprado.com.br/eventos/GED-MG-2009

10:29 AM  

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