quinta-feira, maio 18, 2006

Ibict promove evento com ampla discussão sobre a informação na Internet

Por Hélio Kuramoto kuramoto@ibict.br


Em agosto próximo, na semana de 21 a 25 de agosto, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, promoverá ampla discussão sobre a informação na Internet, e sobre o acesso livre à informação científica.Nos dois primeiros dias, 22 e 23 de agosto, a indústria da informação terá a oportunidade de posicionar-se quanto à difusão da informação na Internet.
Na seqüência, nos dias 24 e 25, o Ibict estará promovendo debates sobre acesso livre à informação, em especial à informação científica. Nessa oportunidade, especialistas e pesquisadores, sobre o modelo Open Archives, apresentarão o estado da arte desse modelo e suas tendências.Nesses dois dias, além de palestras sobre o movimento do acesso livre à informação, haverá a realização de workshops específicos relacionados : 1) às bibliotecas digitais de teses e dissertações; 2) ao uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas; e 3) ao uso do Dspace.
Especialistas nesses três tópicos farão explanações e debaterão com a comunidade as alternativas e tendências, tanto no que se refere às bibliotecas digitais de teses e dissertações, assim como, às publicações científicas e aos repositórios institucionais e temáticos. Será uma ótima oportunidade para discutir, além de assuntos pontuais, nos workshops, políticas e ações para o fortalecimento do movimento do acesso livre à informação científica no Brasil.
Um outro acontecimento a se realizar, durante esses eventos, será o lançamento oficial do Portal de Repositórios e Publicações de Acesso Livre.Com essa iniciativa, o Ibict deverá consolidar as suas ações em prol do acesso livre à informação científica no Brasil.

segunda-feira, maio 01, 2006

Esclarecimentos do pesquisador André Ricardo Luz relativos à última matéria, Percepções...

Por Hélio Kuramoto

kuramoto@ibict.br

Na matéria Percepções..., fiz menção à mensagem encaminhada à lista de discussão bib_virtual@ibict.br pelo pesquisador André Ricardo Luz, sem, no entanto, apresentar claramente a sua posição. Assim, atendendo ao seu pedido, reproduzo a seguir, o seu posicionamento:
1º) De modo algum minha posição é contrária à utilização do SEER e do Scielo para a publicação de periódicos científicos, até porque na revista Arquivística.net esta (o SEER) foi a solução adotada, nos deixando muito satisfeitos (eu o Julio Cesar Cardoso - também editor) com o resultado.
2º) Concordei com o professor Aldo quando se referiu ao "possível" cerceamento de escolha e avaliação na solução utilizada, mas discordei dele quando alegou altos custos de manutenção dos periódicos, fato que deixei bem transparente ao expor o custo mensal de R$ 32,00 da revista Arquivistica.net nos últimos meses....no seu blog esta minha colocação não foi mencionada, abordando apenas em parte minha participação na discussão.
Relendo a matéria, realmente a minha colocação não foi suficientemente clara, razão pela qual faço questão de postar esses esclarecimentos, seguidos do meu pedido de desculpas ao André Ricardo Luz.
Acho importante promover essa discussão com os nossos pares. Somente com essa discussão podemos fortalecer a nossa área de atuação e aperfeiçoá-la. Portanto, sugiro que os leitores desse blog façam comentários sobre o que é aqui postado e deixo-os à vontade para discutir e apontar eventuais erros ou falhas de minha parte.
Muitas vezes, na pressa, ou mesmo pela exigüidade do tempo, cometo algumas imprecisões na tentativa de simplificar ou reduzir o texto.
# posted by Blog do Kuramoto @ 9:24 PM

Google